Amsterdã: O Barco da Heineken

Segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um passeio no Horizon, barco caracterizado com as cores e símbolos da cervejaria, estava incluído com nossos ingressos da Heineken Experience.

Pudemos agendar esse passeio para cerca de duas horas após a visita à fábrica, o que nos permitiu almoçar com calma antes de continuar a "experiência".

Foto: O Horizon, ancorado às margens urbanas em um dos canais do Rio Amstel.

Na verdade, quando fomos visitar a fábrica não sabíamos que haveria o passeio de barco, então foi uma ótima surpresa, pois não havíamos planejando navegar pelo Rio Amstel naquela viagem.

Foto: Navegando pelos canais da belíssima Amsterdã no barco da Heineken.

Havia algum entretenimento de bordo, mas ficamos do lado de fora, onde dava para observar a cidade de seu mais peculiar ponto de vista.

Foto: Animador animando a galera que se acomodou dentro do Horizon, o barco da Heineken em Amsterdã.

O barco passava por pontos muito interessantes, como o Hotel Amstel, que já foi considerado um dos melhores do mundo...

Foto: O Hotel Amstel visto a bordo do Horizon em Amsterdã.

A Hogesluis, uma "ponte basculante dupla monumental" projetada ao estilo parisiense...

Foto: A Ponte Hogesluis vista do barco da Heineken.

Um antigo asilo de idosos de 1683, que hoje abriga o museu de artes Hermitage Amsterdam...

Foto: O Museu Hermitage Amsterdam visto no passeio da Heineken Experience.

A Ponte Walter Süskind, que recebeu este nome em homenagem a um cidadão que ajudou crianças judias a fugir dos nazistas na Segunda Guerra...

Foto: A Walter Süskindbrug vista a bordo do Horizon em Amsterdã.

E o interessantíssimo barco Berendina Fennegina, que dos anos 1960 aos 1980 foi casa do artista plástico nova-iorquino Victor IV, que na época construiu uma estrutura com jangadas que lhe serviam de jardim.

As jangadas não estavam mais lá, mas foi fazendo uma manutenção em uma delas que o artista, infelizmente, morreu afogado em 1986.

Foto: O Berendina Fennegina, discretamente ancorado.

Os tjalk, típicas embarcações com o formato que o barco da Heineken em que estávamos se assemelhava, eram tradicionalmente cargueiros movidos à vela, mas todos que vimos naquele dia eram motorizados.

Muitos desses barcos recebem acomodações confortáveis e são transformados em casas, tal qual aquele que pertenceu ao Victor IV.

Foto: Tjalk que pertenceu a Victor IV.

Foto: Os tjalk a motor eram usados para navegar pelos canais de Amsterdã.

Foto: Outros tipos de barcos também eram usados. Ao fundo, a Ponte Magere.

O passeio pelo Rio Amstel terminou em um ponto próximo a uma loja temática da cervejaria.

Visitar a loja era opcional, claro, mas para atrair o turista até lá havia a promessa de trocar por brindes os botões brancos das pulseiras que acompanhavam os ingressos da Heineken Experience.

Foto: Pulseira com o botão branco que poderia ser trocado na loja por um brinde. Os botões verdes foram transformados em chopp durante a visita à fábrica.

Naquela ocasião, os brindes eram abridores de garrafas estilizados como um "e sorridente" da Heineken.

Foto: Um dos abridores de garrafas da Heineken que ganhamos de brinde, em foto recente.

A loja tinha dois andares, o térreo reservado para compras de produtos e souvenires da empresa, e o segundo andar para brincadeiras e jogos que davam prêmios e descontos para usar na loja.

Foto: Jogo com fichas que dava direito a descontos para compra de produtos na loja da Heineken.

Foto: Brincadeira de bater pênaltis na loja da Heineken.

Saindo da loja da Heineken, fomos até um café que ficava ali por perto, logo ao lado da Rembrandtplein.

Foto: A loja da Heineken ficava próxima à "praça do Rembrandt", que aparece ao fundo e a esquerda nesta foto no fim de tarde em Amsterdã.

A praça homenageava o pintor barroco holandês Rembrandt, e naquela época abrigava uma pitoresca coleção de esculturas que recriavam os personagens de seu famoso quadro "A Ronda Noturna".

Foto: Cenário montado na Praça Rembrandt, no final de tarde em Amsterdã.

Já havíamos passado por aquela praça anteriormente, quando tiramos uma foto melhor daquele cenário.

Foto: Esculturas do quadro "A Ronda Noturna", observadas pelo monumento em homenagem ao artista Rembrandt, em foto obtida no dia anterior.

Voltamos a pé para o hotel numa gostosa caminhada de começo de noite, ao final do verão na Europa ocidental.

Foto: Passamos novamente pela Ponte Sluis, dessa vez cruzando o Rio Amstel que havíamos navegado aquela tarde.

As cidade estava deslumbrante no pôr-do-sol...

Foto: A Hoge Sluis no belíssimo final de tarde em Amsterdã.

E magnífica ao nascer da lua.

Foto: A lua surgindo no horizonte no passeio de volta ao hotel em Amsterdã.

Foto: A lua em Amsterdã.

Naquele passeio, encontramos Amsterdã urbana e bucólica ao mesmo tempo.

Foto: Trecho de um dos canais do Rio Amstel em Amsterdã.

Com cenários diversificados e cheios de detalhes.

Foto: Cena urbana na Amsterdã de 2013.

Não lembro bem como fomos parar lá, mas ainda tivemos disposição para ir jogar sinuca em um bar perto do hotel, após o jantar e antes de encerrar aquele dia cheio e gratificante.

Foto: Sinuca no bar Poollokaal De Gracht, em Amsterdã.